DIVINDADES: Deuses Celtas - Grimório De Hades

domingo, 13 de agosto de 2017

DIVINDADES: Deuses Celtas


Já falei em outros posts sobre os DEUSES GREGOSDEUSES NÓRDICOS e DEUSES ROMANOS e DEUSES EGÍPCIOSagora a ultima, mas não menos importante, postagem da nossa"saga" é a vez dos DEUSES CELTAS, vamos falar dos principais deuses dessa mitologia, confira:



MITOLOGIA CONTINENTAL

SUCELLUS
É o deus da agricultura, das florestas e das bebidas alcoólicas. Ele é representado vestido com roupas de lobo e carregava um grande martelo. Conhecido como o rei dos deuses, seu nome significa “aquele que bate forte”, é um dos deuses mais poderosos da mitologia céltica.

TARANIS
É o deus do trovão. Era representado como um deus barbado e com um raio em uma mão e uma roda na outra, e sempre atravessa o céu em uma carruagem, assim os relâmpagos são faíscas dos cavalos e o trovão é o barulho das rodas da carruagem.

CERNUNNOS
É o deus dos animais, é representado como uma figura de chifres sentada e perto dos animais. Tem o poder da mutação, podendo se transformar em qualquer animal.

DEA MATRONA
É a deusa mãe da mitologia céltica, também conhecida como deusa tripla, é normalmente representada como três deusas, e em sua cabeça apresenta as fases da lua, muito presente na religião wicca.

EPONA
É a deusa da fertilidade e da abundância, é a protetora de cavalos, mulas e burros. É normalmente representada montada em um cavalo.

BELENUS
É deus do sol, seu nome significa “O deus brilhante”. Na m mitologia irlandesa ele é o deus da morte.

MITOLOGIA IRLANDESA

DAGDA
É o deus supremo dessa mitologia, é uma figura paternal e protetor. É o deus da magia e da sabedoria, fertilidade e um ótimo guerreiro.

LUGH
É o deus dos raios do sol e da luz, é responsável por criar armas magicas, além de guerreiro.

CUCHULAIN
Não é um deus, porém é bastante importante na mitologia céltica, é um herói guerreiro, é representado por uma lança cheio de espinhos.

MORRIGAN
É a deusa da Guerra, tem o poder de transformação e pode se transformar em qualquer forma animal, porém quando se transforma em corvo tem a responsabilidade de avisar quando a morte está próxima

FINN MACCOOL
Assim como Cuchulain, não é um deus, mas também tem grande importância na mitologia céltica, é um herói guerreiro, caçador e profeta.

MANANNAN MAC LLYR
É o deus do mar e dos mundos dos mortos, é responsável por guardar o portal que leva ao outro mundo.


NOTA¹: Quero lembrar que eu não coloquei todos os deuses, apenas os principais, pois são muitos deuses. Para saber mais sobre essa mitologia, leia o livro: Mitologia Céltica.

14 comentários:

  1. Desde que o mundo é mundo a mitologia está aí nos intrigando, não é? E a mitologia celta é uma das mais instigantes, por exemplo, como poderia ser Belenus (deus do sol - para os celtas - algo relacionado à luz, que remete à vida) ser o deus da morte para os mitos irlandeses? Formas de ver e interpretar o mundo diferentes que interferem na cultura de hoje. Seu gosto por mitologia é incrível!
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu nunca tinha parado para pensar nisso, boa observação, abraços!

      Excluir
  2. Eita que post diferente e mega interessante! Sou apaixonada por mitologia, mas confesso que muitas coisas são novidade. Adorei conhecer alguns deuses da mitologia continental e irlandesa. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Vou aprender muito com o seu blog. Estou achando o máximo ter contato com toda essa história de mitologias. Curte Neil Gaiman? Ele fala desses assuntos e tenho muita vontade de ler.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Acho seu blog um prato cheio para saber mais sobre os diversos deuses e as diversas culturas que os cultuam. Não conheço muito sobre o assunto, então quando venho aqui aprendo muito e saio bem satisfeita como que encontro. Adorei o post, foi a oportunidade de conhecer melhor alguns deuses que já tinha ouvido falar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. bOA TARDE, COMO VAI? primeiro quero te parabenizar pelo excelente trabalho nesse post, você citou muito assuntos sobre p=os deus, e o melhor com bastante propriedade, achei super interessante pois você citou varias mitologias. beijos

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de mitologia, mas confesso que nunca me aprofundei em deuses celtas então esse post está sendo uma fonte de conhecimento pra mim, pq sei zero do assunto kk Andei me aprofundando na cultura nórdica por causa da série vikings que amo de paixão. bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Nunca me aprofundei muito nesse assunto, apesar de gostar de todo tipo de mitologia. Seu post foi, para mim, um aprendizado!

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante esse post.Bom pois não conheço nada sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  9. Olá, como está?
    Não entendia nada de deuses, quanto mais celtas, kkkk;
    Achei o post esclarecedor, e achei a própria temática única!
    Bj :*

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Adorei a iniciativa do post! Eu não sei quase nada sobre isso, então achei o post bem interessante. E depois darei uma olhada nos posts anteriores para saber um pouquinho sobre os outros deuses também.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Impressionante como me interessei pelo seu post. Inclusive fui nos outros pra entender melhor um pouco. Não saco nada de nada e fiquei apaixonada .
    Super post e tudo de bom.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. ola , tudo bem ? Gosto de mitologia , mais não conheço muito , vim saber aqui em seu post um pouco mais do assunto. bjssss

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    eu gostei bastante de saber mais sobre esses deuses, confesso que não conhecia é um assunto bem interessante. Vou dar uma conferida nos anteriores, adorei bjs!

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir