DIVINDADES: Deuses Gregos - Grimório De Hades

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

DIVINDADES: Deuses Gregos


Nesse post vamos conhecer um pouco sobre os Deuses Gregos, o grupo de deuses mais conhecidos, vamos falar sobre as principais características de cada um. Para entender um pouco mais sobre divindades entre nesse post aqui, onde eu falo sobre as divindades das bruxas. Vamos começar:

GAIA:


Conhecida como Mãe-Terra, ou divindade primordial, ela é o principio, o começo de todas as coisas e todos os deuses, quando se casou com Ouranos e teve os Titãs, fora os gigantes, e outras criaturas. Ela é responsável por toda a natureza, e é cultuada principalmente em Sabbaths das estações. Também é usada em rituais a favor da natureza.





AFRODITE:


O nome da deusa do amor significa “nascida da espuma”, porque diziam que ela havia surgido do mar. Afrodite é a mais bela das deusas. Apesar de ser esposa de Hefesto, teve vários casos com deuses, como Ares e Hermes e também com mortais.

Rituais ou feitiços: São vários os rituais para a deusa Afrodite, os mais comuns são: Para encontrar o amor ou para proteger o amor.
Oferendas: Rosas, maças ou romã, murta, cisne e o pombo.





POSEIDON:

O irmão mais velho de Zeus e Hades é o deus do mar. Com um movimento de seu tridente, causa tempestades e terremotos – e sua fúria é famosa entre os deuses! Posêidon vive procurando aumentar seus domínios em diferentes áreas da Grécia
Rituais ou feitiços: Principalmente a limpeza e a purificação do corpo e da alma.
Oferendas: Peixes, frutos do mar e algas.





 HADES:

É o Reio do mundo inferior, é um deus quieto e temido, tem o poder de trazer as pessoas dos mortos. Quase nunca deixa seu reino para se envolver com os assuntos superiores, é um deus muito reservado e hospitaleiro, ao contrario do que muitos pesam não é o Deus da morte ou do inferno. É o rei das almas e do mundo inferior, onde as almas ficam aguardando seu julgamento.
Rituais: Para ter sonhos premonitórios (muito cuidado com esse ritual), ritual do ultimo circulo (quando alguém morre).
Oferendas: Romãs e comidas que envolvam carnes.

 
HERA: 

Terceira mulher de Zeus e rainha do Olimpo, Hera é a deusa do matrimônio e do parto. É vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus que elas geram. Para os gregos, Hera e Zeus simbolizam a união homem-mulher.
Rituais: Resolver problemas difíceis, proteção ao casamento/namoro de relações extra-conjugais.
Oferendas: Jantar em nome da deusa





ZEUS:

O filho mais novo de Cronos e Réia (ver Início titânico) é o líder dos deuses que vivem no monte Olimpo. Ele impõe a justiça e a ordem lançando relâmpagos construídos pelos ciclopes. Zeus teve diversas esposas e casos com deusas, ninfas e humanas.
 Rituais: Ritual para obter força
 Oferenda: Mel e leite, pão e frutas, e vinho tinto.





HEFESTO:

Filho de Zeus e Hera, Hefesto nasceu tão fraco e feio que foi jogado pela mãe no oceano. Resgatado por ninfas, virou um famoso artesão. Impressionados com o talento dele, os deuses levaram Hefesto ao Olimpo e o nomearam deus do fogo e da forja.
Ritual: -
Oferendas: -






APOLO:

O deus da luz (representada pelo Sol), das artes, da medicina e da música é filho de Zeus com uma titã, Leto. Na juventude, era vingativo, mas depois se tornou um deus mais calmo, usando os poderes para cura, música e previsões do futuro.
 Ritual: Ritual da cura
Oferenda:Frutas, vinhos e poesias.






ARES:

O terrível deus da guerra é outro filho de Zeus e Hera. No campo de batalha pode matar um mortal apenas com seu grito de guerra. Pai de vários heróis, humanos que são protegidos ou filhos de deuses, Ares ainda se tornou um dos amantes de Afrodite.
Ritual: Ritual para afastar os medos e criar coragem.
Oferenda: Sacrifícios






ARTEMIS:

Irmã gêmea de Apolo, é a deusa da caça, representada por uma mulher com um arco, também é a protetora dos animais. Artemis é uma deusa casta (virgem), que fica furiosa quando se sente ameaçada.
Ritual: Ritual para proteção do corpo e espíritos.
Oferenda:Adote um animal, ou ajude crianças carentes.






HERMES:


Filho de Zeus com a deusa Maia, o mensageiro dos deuses é o protetor de viajantes e mercadores. Representado como um homem de sandálias com asas, Hermes tinha um lado obscuro: às vezes trazia mentiras e falsas histórias.

Ritual: -
Oferenda:Amarre duas penas em um barbante, e cada nó que der mentalize a mensagem sendo enviada, depois solte as penas ao vento.






ATENA:

É a deusa da sabedoria e filha de Zeus com a primeira mulher dele, Métis. Seu símbolo é a mais sábia das aves, a coruja. Habilidosa e especialista nas artes e na guerra, Atena carrega uma lança e um escudo chamado Égide.
Ritual: Ritual para ajudar nos estudos,
Oferenda: Pão, azeitona e vinho (deixe no altar por uma manhã inteira, depois coma).







NOTA: Quero lembrar que eu não coloquei todos os deuses, apenas os principais, pois são muitos deuses, mas se você quiser aprender mais sobre os deuses, leia os seguintes livros: Contos e lendas da Mitologia Grega; Mitos Gregos; Mitologia Grega (volumes 1, 2  e 3);

Um comentário:

  1. Que post legal <3 relembrar é sempre muito bom
    Beijos

    www.quatroestacoess.com

    ResponderExcluir