DIVINDADES: Deuses Nordicos - Grimório De Hades

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

DIVINDADES: Deuses Nordicos


No post anterior falei sobre os DEUSES GREGOS, agora dando continuidade a nossa "saga" de divindades, nesse post vamos conhecer um pouco sobre os Deuses Nórdicos. Para entender um pouco mais sobre divindades entre nesse post aqui, onde eu falo sobre as divindades das bruxas. Vamos começar:

ODIN:



É considerado o deus do clã mais importante da mitologia nórdica (Asses), também é conhecido como pai de todos. É o deus da sabedoria, da guerra e da morte. Apresentas atitudes violentas e sombrias, porém é o deus que organiza o mundo e tira o caos.
Para obter a sabedoria ele teve que se sacrificar algumas vezes, como quando atirou em um dos seus olhos para obter sabedoria, ou quando se enforcou na arvore cósmica para obter as runas. É considerado um símbolo de coragem e bravura.

THOR


É o deus dos trovões e das batalhas. Seu principal símbolo é sua arma, um martelo (Mjolnir), que lhe oferece enorme força. É considerado deus das tempestades, da força, da proteção e da humanidade. É considerado o maior guerreiro dos deuses contra os seus principais inimigos, os gigantes de gelo e adorava disputar o poder. Ele é considerado bastante grande para um deus, e também extremamente forte, e com um apetite muito aguçado.

LOKI


Deus da trapaça e da travessura. Tem o poder de assumir forma que quiser. É maldoso e de pouca confiança, irmão de Thor. Ele tem uma grande habilidade estratégica, e normalmente faz o caos entre os deuses, se envolvendo em brigas, fazendo intrigas e contando mentiras complexas. Também é conhecido como o pai da mentira. É metade gigante e metade deus.

FREYR



É o deus da paz e da prosperidade, das boas colheitas, do casamento, da fertilidade e da alegria. Normalmente é represente como um ser belo e forte. É o soberano do reino dos elfos da luz, responsáveis pela a agricultura. Comanda o tempo (clima), por isso é considerado o deus da agricultura.

FREYA



É considerada a deusa do amor, da beleza, da fertilidade, da riqueza, da magia e da adivinhação. Suas lagrimas se transformam em ouro. É uma mulher atraente e voluptuosa, por isso tem vários deuses como amantes. Ela pode se transformar em pássaro, viajar ao mundo dos mortos e trazer profecias.

TYR



É o deus do combate, dos céus, da luz e dos juramentos. Tem força e coragem, e é responsável por liderar os deuses na batalha. É conhecido por não ter sua mão direita, tem como símbolo a lança e representa a justiça.

BALDER




Ele espalhava a paz e a boa vontade em todos os lugares em que passou, o que fez ele ser amado em todos os lugares onde passou. É o mais belo, o mais justo e o mais misericordioso dos deuses, e sua bondade despertou a ira do deus Loki.

HEL



É a deusa dos reinos dos mortos. Foi banida por Odin e passou a governar os 9 mundos. É reconhecida pelo seu corpo, uma parte de uma linda mulher e a outra parte está em uma terrível decomposição.  Ela é justa, e tratava os espíritos de acordo com o seu julgamento entre boa ou má. Ela não sai do seu reino por nenhum motivo e tinha como companheiros a fome, a inanição, o atraso, a vagareza, o precipício e o sofrimento.

FORSETI

É o deus da justiça, da meditação e do conhecimento, era responsável por julgar as disputas entre os deuses e os humanos, era conhecido por ser imparcial.

FRIGG


É a deusa da fertilidade, do amor e da união. É também protetora da família e das mães, era conhecida principalmente pela sua doçura, veste um manto que parece com as nuvens, e muda de cor de acordo com o seu humor. Possui o poder da profecia.

NJORD










É o deus dos mares, dos ventos e da fertilidade. É conhecido como o protetor dos pescadores, e dos caçadores. Era visto como um deus pacifico.

BRAGI



É o deus da sabedoria e da poesia. É o protetor dos trovadores. É o porta voz dos mensageiros dos deuses.

SKADI



É a deusa da caça, do inverno e das montanhas.


NOTA: Quero lembrar que eu não coloquei todos os deuses, apenas os principais, pois são muitos deuses, mas se você quiser aprender mais sobre os deuses, leia os seguintes livros: Mitologia Nórdica e Mistérios Nórdicos.

3 comentários:

  1. Acho fascinante esse universo e admiro muito quem dedica tempo para estudar sobre o tema. Tenho vontade de ler alguma coisa qualquer hora dessas.

    Bjs
    Dani, do Blog Sabe o que é?
    http://sabeoque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar dos Deuses Nórdicos, o seu post foi bem muito bem explicado sobre os Deuses Nórdicos. Foi bom conhecer um pouco sobre cada um deles, achei todos eles interessantes, cada um deles tem uma identidade diferente, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Caio Santos Magalhães14 de agosto de 2017 12:51

    Olá, eu entendo que se trata de um resumo e muita coisa acaba ficando de fora. Só gostaria de pontuar duas coisas:
    A primeira é que esta visão extremamente pessimista de Loki, não é 100% verdadeira, isso advém da visões cristãs, onde estes assimilaram a visão de Loki a Lucifer.
    Segunda coisa (ainda sobre Loki), ele não é irmão de Thor, mas sim irmão juramentado de Odin.

    Abraço :3

    ResponderExcluir